Escola
Municipal José Cardoso da Silva
Diretor:
José Ilaro da Silva
Diretor
Adjunto Solange Dias da Costa
Coordenador Jardiel Francisco da Silva
Equipe de Elaboração
CiceraIzidio da Silva
Elzineide Santos Batista
JulieneIzidio
Josefa Barbosa
Luciana Ferreira de Oliveira
Lilia Ferreira dos Santos
Maria Edjane dos Santos
Maria Aparecida Feitosa dos
Santos
MarivaniaPereira dos Santos
Maria de Lourdes Dias da
Silva
Valdize Alves dos Santos
Edileusa Maria
Valdelene Amorim
Maria Cicera Marques dos
Santos
Maria de Lourdes de Brito
Josefa Ferreira
Irene dos Santos
Jaison Barros
Marcos Junior Marques
Jeovan Francisco de Souza
DanielitonIzidio
PROJETO
I SARAU DE LEITURA APRENDENDO COM POEMAS
Escola Municipal José
Cardoso da Silva
Diretor: José Ilaro da Silva
Diretor Adjunto Jardiel
Francisco da Silva
Coordenadora Solange Dias da
Costa
Tema: I
Sarau de leitura: Aprendendo com poemas
Conteúdo:
Poemas
Público
Alvo:
Alunos da Educação Infantil, Fundamental e EJA e demais profissionais da escola
juntamente com a comunidade.
Duração: 60
dias
Início:
Março
Área
de conhecimento:Língua Portuguesa, matemática, História,
Geografia, Ciências, Arte, Ed. Ambiental, Ensino Religioso.
Justificativa:
Este projeto se justifica a partir da constatação de que
tanto os professores quanto os alunos desta instituição de ensino necessitavam
de algo que estimulasse na aplicação de atividades motivadoras que os
envolvessem prazerosamente. Pensando nisso elaborou-se este projeto, com fim de
incentivar na leitura e produção de poemas gênerotão rico que envolvem os
alunos e comunidade escolar.Sabendo que trabalhar com poemas é uma maneira de
despertar o interesse dos alunos, o gosto pela leitura e pela escrita,
explorando os recursos existentes na oralidade valorizando os sentimentos que o
texto quer transmitir.
OBJETIVO
GERAL: experimentar a leitura de fruição de poemas analisa-los
em relação aos seus efeitos de sentido e produzi-los para expressar-se
subjetivamente..
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
*entrar em contato com
poemas diversos, reconhecendo-os como expressão da subjetividade de quem
escreve;
*selecionar poemas de que gostem
para ler, inclusive expressivamente;
*observar a organização estrutural do poema (
estrofes e versos) como recursos importante na construção dos sentidos e na
condução da leitura a ser feita;
*produzir e revisar poemas a partir das
orientações dadas, respeitando o processo criativo individual de cada aluno.
Procedimentos
Metodológicos:
Arrumar a sala expondo
poemas diversos, pedir para que os alunos circulem livremente, lendo os poemas.
Distribuição do poema Meninos Carvoeiros de Manuel Bandeira e outros poemas
*Leitura e interpretação do
poema “;Meninos Carvoeiros de Manuel Bandeira; Cecilia Meireles, Roseana
Murray, Gláucia Lemos entre outros
*Iniciar uma discussão sobre
o poema;
*Produção textual: Poema
sobre algo que chame a atenção do aluno, usando objetos disponíveisna sala de
aula. Estimulando um olhar poéticosobre algo comum aparentemente sem grandes
atrativos.
Desenvolvimento:
O projeto I Sarau de Leitura: Aprendendo com poemas, será
desenvolvido através da leitura de poemas clássicos e de poemas produzidos
pelos próprios alunos e profissionais da educação. Para tornar o projeto
atrativo é importante levar para sala de aula diversos poemas de autores
diferentes explorar as características deste gênero e os objetivos do mesmo. Observando
o interesse das crianças, pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa
de casa. A partir do material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado
no momento da rodinha. Todos deverão ter oportunidade de mostrar sua pesquisa
para o grupo e falar sobre ela, em seguida, poderão confeccionar murais ou
cartazes informativos. Os murais ou cartazes informativos chamam a atenção dos
pais ou responsáveis das crianças, que também param em frente para ler,
observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos. Além das
atividades especificas como: rodinhas informativas; hora de novidades e
surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também
poderão ser realizadas, com as crianças atividades relacionadas que auxiliem no
esclarecimento e fixação através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e
recreação entre outros.
Recursos
Metodológicos
-Cópias do poema
Quadro negro
-Data Show
Cartolinas
CULMINÂNCIA:
Recitação dos poemas dia 25 de maio, onde será feito uma homenagem as mães da
comunidade.
Avaliação:
A avaliação será contínua,
devendo ser de acordo com os objetivos e conteúdos, valorizando a realidade do
aluno, trazendo-a e explorando-a em sala de aula.
POETA DA TERRA
Sou poeta da terra
Venho aqui me apresentar
A cada mãe do Barro Vermelho
Quero homenagear
As mães jovens e idosas
As dedicadas e carinhosas
Quero dizer que são belas
E queridas como uma rosa
Sou professor dos seus filhose amigo do coração
Parabenizo-as pelo apoio e toda dedicação
Pois o maior presente que podes dar as crianças
É o amor e a educação
Finalizo meus versos com grande emoção
Agradecendo a todos em nome da equipe
Que compõe a educação.
Autor: José Ilaro da Silva
AGRADECIMENTO
Bom dia para todos, quero aqui apresentar
O trabalho da equipe da escola José Cardoso
Que veio para ficar
Neste momento singular quero vos falar
Do I sarau de leitura aprendendo com poema
E a todas as mães homenagear com este tema
Somos todos educadores desta escola sem igual
Desde já agradecemos a presença de vocês
Neste primeiro sarau
Para este momento acontecer, todos tiveram que se envolver
Do professor aos alunos, vigias e serviçal
Formando nosso grupo de e profissional da educação
Que tem como lema amor e dedicação
Escolhemos o dia 25 para nos reunir
E mostrar nossa gratidãoAs mães que estão aqui
Nita, Elzineide , Jane e Luciana no Infantil se destacaram
Com muita dedicação aos seus alunos ensinaram
Cida MarivâniaJuliene Lilian e Luordinha abraçaram o projeto
Mostrando para os alunos que estão no caminho certo
Eja não ficou de fora, buscou contar sua história
Com Valdize e Givanete que não vinheram para brincar
Mas juntas com os alunos irão nos encantar
Apresentando seus poemas para o publico apreciar
DeMaria Cicera, Luordinha, Vaninha, Josefa Barbosa Valdelene e Irene
Não podemos esquecer estão engajadas no projeto
Juntamente com Junior,Jailson, Weliton e Jeovan
Que vieram nosso projeto enriquecer
Nosso projeto tem despertado do povo a atenção
Agradecemos a Jardiel e Solange por cumprir sua missão
E estarem engajados no trabalho de coordenação
Meus caros amigos quero chamar sua atenção
Fazendo um agradecimento a Benilda nossa secretaria de educação
E sua equipe pedagógica pela dedicação
Agradeço a Acidalia Vilar Secretaria da saúde que ao nosso lado estar
e sempre nos ajuda para as mães homenagear
Ao nosso amigo Mário do Barro pelo apoio e dedicação
Um grande abraço desse amigo popular, ao irmão Celso e Caio minha gratidão pelo apoio e contribuição fico grato do fundo do coração.
Finalizo meus versos com muita calma agradecendo a Clenio Vilar a a prefeita Valma.
Autor: José Ilaro da Silva
ALUNOS DO EJA
Somos alunos de EJA
E estamos aqui pra incentivar
Os jovens acomodados
Que estão sem estudar
Meu amigo, minha amiga
Preste muita atenção
Sou um aluno de EJA
Com muita interação
Muitos jovens dizem assim,
Que estudar não tem graça
Gostam mesmo é de ficar
Nas calçadas e na praça
Não pense assim meu amigo
Estudar é bom demais
Digo isso com certeza
Que somos todos capaz.
Autor: Valdize Alves e seus alunos
Descrevendo minha terra
Preciso de inspiração
Pra descrever minha terra
Barro Vermelho em ação
Um bom futuro lhe espera
O nome Barro Vermelho
Foi dado por natureza
Foi pela cor do seu solo
Que se afirma com certeza
Antes não tinha energia
O nosso querido Barro
Mais era só alegria
Pela lua iluminado
É um povoado novo
Um patrimônio muito amado
Aplaudido pelo povo
Que por ele é apaixonado
Moro no Barro Vermelho
Em sua pequena estrutura
Sou de humilde família
E vivo da agricultura.
Autor: Maria Givanete de Jesus
História do Povoado
Barro Vermelho é meu lugar
Onde mora agricultores e também dona do lar
Localizado entre serras e planícies
Lugar de gente boa e popular
Tem também uma boa escola
Onde abriga a criançada
Para o melhoramento
Dessa nossa caminhada
Temos festas populares
Onde chama as atenções
Da população inteira
Para as comemorações
Vendo bem esse povoado
Com muita interação
Vamos juntos lutar por ele
Com muita dedicação.
Autor: Maria Givanete de Jesus
(Eu) Fruto do EJA
Fui uma aluna de EJA
Com muita inspiração
Hoje alfabetizando
Com muita dedicação
Hoje vejo o resultado
De toda essa caminhada
Com o Ilaro do meu lado
Sem deixar – me desanimada
Moro no Barro Vermelho
Sou filha de agricultor
Sou professora de EJA
Digo isso com amor
Ao meu amigo Ilaro
Toda minha gratidão
Saiba que vai sempre está
Dentro do meu coração.
Autor: Valdize Alves dos Santos
Eu e Eles
Sou professora de EJA
Vim aqui pra te falar
Junto com esses alunos
Temos o que resgatar
Vamos alunos de EJA
Vamos entrar em ação
Todos juntos vamos ter
Uma boa educação
Ao nosso amigo Ilaro
Que está sempre em ação
Saiba que vai sempre está
Dentro do nosso coração
Não podemos esquecer
De uma pessoa popular
Este é Mário do Barro
Que está sempre a nos ajudar
Não deixemos de citar
A outros nomes também
Que é todo povo gentil
Da secretaria de Belém.
Autor: Valdize Alves dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário