quinta-feira, 29 de novembro de 2012

I SARAU DE LEITURA: APRENDENDO COM POEMAS


Escola Municipal José Cardoso da Silva
Diretor: José Ilaro da Silva
Diretor Adjunto Solange Dias da Costa
Coordenador Jardiel Francisco da Silva
Coordenação: Maria Givanete de Jesus




Equipe de Elaboração


CiceraIzidio da Silva
Elzineide Santos Batista
JulieneIzidio
Josefa Barbosa
Luciana Ferreira de Oliveira
Lilia Ferreira dos Santos
Maria Edjane dos Santos
Maria Aparecida Feitosa dos Santos
MarivaniaPereira dos Santos
Maria de Lourdes Dias da Silva
Valdize Alves dos Santos
Edileusa Maria
Valdelene Amorim
Maria Cicera Marques dos Santos
Maria de Lourdes de Brito
Josefa Ferreira
Irene dos Santos
Jaison Barros
Marcos Junior Marques
Jeovan Francisco de Souza
DanielitonIzidio



PROJETO I SARAU DE LEITURA APRENDENDO COM POEMAS


Escola Municipal José Cardoso da Silva
Diretor: José Ilaro da Silva
Diretor Adjunto Jardiel Francisco da Silva
Coordenadora Solange Dias da Costa

Tema: I Sarau de leitura: Aprendendo com poemas
Conteúdo: Poemas


Público Alvo: Alunos da Educação Infantil, Fundamental e EJA e demais profissionais da escola juntamente com a comunidade.
Duração: 60 dias
Início: Março
Área de conhecimento:Língua Portuguesa, matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Ed. Ambiental, Ensino Religioso.

Justificativa:

Este projeto se justifica a partir da constatação de que tanto os professores quanto os alunos desta instituição de ensino necessitavam de algo que estimulasse na aplicação de atividades motivadoras que os envolvessem prazerosamente. Pensando nisso elaborou-se este projeto, com fim de incentivar na leitura e produção de poemas gênerotão rico que envolvem os alunos e comunidade escolar.Sabendo que trabalhar com poemas é uma maneira de despertar o interesse dos alunos, o gosto pela leitura e pela escrita, explorando os recursos existentes na oralidade valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir.

OBJETIVO GERAL: experimentar a leitura de fruição de poemas analisa-los em relação aos seus efeitos de sentido e produzi-los para expressar-se subjetivamente..


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*entrar em contato com poemas diversos, reconhecendo-os como expressão da subjetividade de quem escreve;
             *selecionar poemas de que gostem para ler, inclusive expressivamente;
  *observar a organização estrutural do poema ( estrofes e versos) como recursos importante na construção dos sentidos e na condução da leitura a ser feita;
  *produzir e revisar poemas a partir das orientações dadas, respeitando o processo criativo individual de cada aluno.


Procedimentos Metodológicos:
Arrumar a sala expondo poemas diversos, pedir para que os alunos circulem livremente, lendo os poemas. Distribuição do poema Meninos Carvoeiros de Manuel Bandeira e outros poemas
*Leitura e interpretação do poema “;Meninos Carvoeiros de Manuel Bandeira; Cecilia Meireles, Roseana Murray, Gláucia Lemos entre outros
*Iniciar uma discussão sobre o poema;
*Produção textual: Poema sobre algo que chame a atenção do aluno, usando objetos disponíveisna sala de aula. Estimulando um olhar poéticosobre algo comum aparentemente sem grandes atrativos.



Desenvolvimento:

O projeto I Sarau de Leitura: Aprendendo com poemas, será desenvolvido através da leitura de poemas clássicos e de poemas produzidos pelos próprios alunos e profissionais da educação. Para tornar o projeto atrativo é importante levar para sala de aula diversos poemas de autores diferentes explorar as características deste gênero e os objetivos do mesmo. Observando o interesse das crianças, pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa. A partir do material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no momento da rodinha. Todos deverão ter oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela, em seguida, poderão confeccionar murais ou cartazes informativos. Os murais ou cartazes informativos chamam a atenção dos pais ou responsáveis das crianças, que também param em frente para ler, observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos. Além das atividades especificas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas, com as crianças atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação entre outros.

Recursos Metodológicos
-Cópias do poema
Quadro negro
-Data Show
Cartolinas

CULMINÂNCIA: Recitação dos poemas dia 25 de maio, onde será feito uma homenagem as mães da comunidade.



Avaliação:
A avaliação será contínua, devendo ser de acordo com os objetivos e conteúdos, valorizando a realidade do aluno, trazendo-a e explorando-a em sala de aula.



 POETA DA TERRA

Sou poeta da terra
Venho aqui me apresentar
A cada mãe do Barro Vermelho
Quero homenagear

As mães jovens e idosas
As dedicadas e carinhosas
Quero dizer que são belas
E queridas como uma rosa

Sou professor dos seus filhose amigo do coração
Parabenizo-as pelo apoio e toda dedicação
Pois o maior presente que podes dar as crianças
É o amor e a educação
Finalizo meus versos com grande emoção
Agradecendo a todos em nome da equipe
Que compõe a educação.

Autor: José Ilaro da Silva


AGRADECIMENTO


Bom dia para todos, quero aqui apresentar
O trabalho da equipe da escola José Cardoso
Que veio para ficar
Neste momento singular quero vos falar
Do I sarau de leitura aprendendo com poema
E a todas as mães homenagear com este tema

Somos todos educadores desta escola sem igual
Desde já agradecemos a presença de vocês
Neste primeiro sarau

Para este momento acontecer, todos tiveram que se envolver
Do professor aos alunos, vigias e serviçal
Formando nosso grupo de e profissional da educação
Que tem como lema amor e dedicação

Escolhemos o dia 25 para nos reunir
E mostrar nossa gratidãoAs mães que estão aqui
Nita, Elzineide , Jane e Luciana no Infantil se destacaram
Com muita dedicação aos seus alunos ensinaram
Cida MarivâniaJuliene Lilian e Luordinha abraçaram o projeto
Mostrando para os alunos que estão no caminho certo
Eja não ficou de fora, buscou contar sua história
Com Valdize e Givanete que não vinheram para brincar
Mas juntas com os alunos irão nos encantar
Apresentando seus poemas para o publico apreciar

DeMaria Cicera, Luordinha, Vaninha, Josefa Barbosa Valdelene e Irene
Não podemos esquecer estão engajadas no projeto
Juntamente com Junior,Jailson, Weliton e Jeovan
Que vieram nosso projeto enriquecer

Nosso projeto tem despertado do povo a atenção
Agradecemos a Jardiel e Solange por cumprir sua missão
E estarem engajados no trabalho de coordenação

Meus caros amigos quero chamar sua atenção
Fazendo um agradecimento a Benilda nossa secretaria de educação
E sua equipe pedagógica pela dedicação

Agradeço a Acidalia Vilar Secretaria da saúde que ao nosso lado estar
e sempre nos ajuda para as mães homenagear

Ao nosso amigo Mário do Barro pelo apoio e dedicação
Um grande abraço desse amigo popular, ao irmão Celso e Caio minha gratidão pelo apoio e contribuição fico grato do fundo do coração.
Finalizo meus versos com muita calma agradecendo a Clenio Vilar a a prefeita Valma.
Autor: José Ilaro da Silva


ALUNOS DO EJA

Somos alunos de EJA
E estamos aqui pra incentivar
Os jovens acomodados
Que estão sem estudar

Meu amigo, minha amiga
Preste muita atenção
Sou um aluno de EJA
Com muita interação

Muitos jovens dizem assim,
Que estudar não tem graça
Gostam mesmo é de ficar
Nas calçadas e na praça

Não pense assim meu amigo
Estudar é bom demais
Digo isso com certeza
Que somos todos capaz.

Autor: Valdize Alves e seus alunos



Descrevendo minha terra
Preciso de inspiração
Pra descrever minha terra
Barro Vermelho em ação
Um bom futuro lhe espera

O nome Barro Vermelho
Foi dado por natureza
Foi pela cor do seu solo
Que se afirma com certeza

Antes não tinha energia
O nosso querido Barro
Mais era só alegria
Pela lua iluminado

É um povoado novo
Um patrimônio muito amado
Aplaudido pelo povo
Que por ele é apaixonado

Moro no Barro Vermelho
Em sua pequena estrutura
Sou de humilde família
E vivo da agricultura.
Autor: Maria Givanete de Jesus
História do Povoado

Barro Vermelho é meu lugar
Onde mora agricultores e também dona do lar
Localizado entre serras e planícies
Lugar de gente boa e popular

Tem também uma boa escola
Onde abriga a criançada
Para o melhoramento
Dessa nossa caminhada

Temos festas populares
Onde chama as atenções
Da população inteira
Para as comemorações

Vendo bem esse povoado
Com muita interação
Vamos juntos lutar por ele
Com muita dedicação.

Autor: Maria Givanete de Jesus



(Eu) Fruto do EJA

Fui uma aluna de EJA
Com muita inspiração
Hoje alfabetizando
Com muita dedicação

Hoje vejo o resultado
De toda essa caminhada
Com o Ilaro do meu lado
Sem deixar – me desanimada

Moro no Barro Vermelho
Sou filha de agricultor
Sou professora de EJA
Digo isso com amor

Ao meu amigo Ilaro
Toda minha gratidão
Saiba que vai sempre está
Dentro do meu coração.

Autor: Valdize Alves dos Santos



Eu e Eles
Sou professora de EJA
Vim aqui pra te falar
Junto com esses alunos
Temos o que resgatar

Vamos alunos de EJA
Vamos entrar em ação
Todos juntos vamos ter
Uma boa educação

Ao nosso amigo Ilaro
Que está sempre em ação
Saiba que vai sempre está
Dentro do nosso coração

Não podemos esquecer
De uma pessoa popular
Este é Mário do Barro
Que está sempre a nos ajudar

Não deixemos de citar
A outros nomes também
Que é todo povo gentil
Da secretaria de Belém.
Autor: Valdize Alves dos Santos



















Nenhum comentário:

Postar um comentário